Meu passaporte expirou, posso solicitar ETIAS? Leia o artigo e confira

O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é uma autorização de viagem que cidadãos de 62 países serão obrigados a possuir, a partir de 2023, para entrar nos países do Espaço Schengen. Ela ficará vinculada a um passaporte válido. Mas se meu passaporte expirou, posso solicitar o ETIAS

Se você ainda tem dúvidas sobre  a relação do ETIAS e o passaporte, acompanhe o artigo abaixo para esclarecê-las. Também aproveite e confira o passo a passo para solicitar sua autorização de viagem. 

Meu passaporte expirou, posso solicitar ETIAS?

O ETIAS foi criado com um dos objetivos de diminuir a burocracia para os viajantes que desejam visitar os países do Espaço Schengen. Sendo assim, um dos principais benefícios é a não necessidade de anexar diversos documentos na solicitação online. Por outro lado, um dos requisitos é inserir o número de um passaporte dentro da validade. 

Portanto, com o passaporte expirado não é possível solicitar o ETIAS. É preciso esperar o seu passaporte novo ficar pronto porque um dos requisitos para fazer a solicitação é possuir passaporte com a validade mínima de seis meses da data de chegada.

Por isso, se meu passaporte expirou, você não pode solicitar o ETIAS até que seu documento seja renovado.

Posso solicitar com o passaporte antigo, que estava válido na hora do pedido e entrar com o novo na Europa?

Como mencionado anteriormente, o ETIAS fica vinculado ao passaporte que foi usado no momento de preencher o formulário. Após ser aprovado, ele será válido por três anos ou até a validade de seu passaporte, o que ocorrer primeiro. 

Ou seja, se o passaporte que você usou na hora de solicitar o ETIAS vencer antes desses três anos, a sua autorização também perde a validade. 

Além disso, no momento do embarque, deve ser apresentado o mesmo passaporte usado na hora de preencher o formulário de solicitação. Portanto, se o seu passaporte expirar, você deve solicitar novamente sua autorização ETIAS. 

Sendo assim, para que não aconteçam imprevistos, uma dica é evitar colocar um passaporte com validade próxima, assim é garantido muito mais segurança e tranquilidade. 

Quanto tempo demora para o ETIAS ficar pronto?

Normalmente, o ETIAS fica pronto em poucos minutos e é enviado para o e-mail indicado na solicitação. No entanto, não se esqueça que imprevistos acontecem e as autoridades precisam de tempo suficiente para checar as informações e aprovar a autorização de viagem. 

Por isso, é recomendado que o pedido seja feito, pelo menos, três dias antes da data em que se pretende chegar no Espaço Schengen. 

Você pode fazer com mais antecedência ainda, para que nada aconteça e atrapalhe sua viagem. Isso porque, alguns candidatos podem ser chamados para esclarecer mais informações ou  ter a necessidade de enviar outros documentos para a aprovação do documento.

O que pode acontecer se eu viajar sem ETIAS para Europa

O que pode acontecer se eu viajar sem ETIAS para Europa?

O ETIAS é obrigatório para cidadãos de 62 países entrarem na União Europeia para viagens de até 90 dias, sejam elas de turismo, negócios ou trânsito. Portanto, para esses cidadãos, a partir de 2023, não será mais possível entrar nos países do Espaço Schengen sem o ETIAS ou outro visto que lhe permita a entrada e permanência nos países. 

Quem viajar para a Europa sem o ETIAS será impedido de permanecer nos países da União Europeia legalmente, para casos obrigatórios. 

Também é preciso lembrar que o ETIAS terá um ano de período transitório, a partir de 2022. Nessa fase, as autoridades europeias terão tempo para fazer as devidas adaptações assim que a autorização de viagem entrar em vigor. 

Quanto custa o  ETIAS?

Outra vantagem é que o ETIAS tem um custo bastante acessível, principalmente quando comparado aos vistos tradicionais. Para solicitar sua autorização de viagem, é preciso pagar uma taxa de  7€ (cerca de R$44).  Esse pagamento será com cartão de débito ou crédito internacional. 

Além do preço acessível, crianças de até 18 anos e idosos acima de 70 anos são isentas do pagamento taxa. Mas atenção, apesar de a solicitação ser gratuita, ela não pode deixar de ser feita. Também,  o responsável legal deve solicitar para as crianças. 

Além disso, é preciso muito cuidado com o cartão utilizado porque a avaliação dos dados e aprovação do ETIAS é feita apenas após a confirmação do pagamento. Caso ocorra algum problema, a inscrição será colocada em espera até que ele seja confirmado.  

Por isso, atente-se a validade do cartão e sua habilitação para compras internacionais. 

Como solicitar o ETIAS: passo a passo

O processo para solicitar o ETIAS é online, rápido, prático e seguro. Estima-se que pode ser feito em menos de dez minutos. Para fazer sua solicitação, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do ETIAS;
  2. Preencha o formulário online, com atenção;
  3. Pague a taxa do ETIAS com cartão de crédito ou débito internacional (para adultos entre 18 e 69 anos);
  4. Aguarde o resultado da sua autorização por e-mail;
  5. Imprima a autorização e leve no dia do embarque com o passaporte usado na solicitação. 

Para crianças menores de 18 anos, quem deve fazer esse procedimento é o seu responsável legal. 

Formulário do ETIAS

Na etapa 2 do passo a passo anterior, é preciso preencher o formulário. Esse processo é simples, fácil e pode levar apenas dez minutos.  

Alguns dados que devem conter são:

  • Nome completo;
  • Endereço de residência atual;
  • Data e local de nascimento;
  • Número do passaporte – preferencialmente o biométrico;
  • Telefone para contato;
  • Informações sobre os pais;
  • Educação e experiência profissional;
  • Primeiro país que será visitado na Europa;
  • Responder questões sobre saúde e segurança;
  • Para familiares de cidadãos da União Europeia de outros países, é preciso enviar comprovante de relacionamento, cartão de residência e outras informações básicas. 

Ao preencher o formulário, não é preciso anexar qualquer documento. No entanto, você deve ter atenção para que as informações fornecidas estejam corretas, para seu ETIAS não ser negado. 

Todas as informações enviadas serão analisadas pelo sistema de segurança da Comissão Europeia, que está conectado a muitos bancos de dados. O sistema é amplo e moderno e pode verificar todas as informações em questão de minutos.  

Dicas finais

Brasileiros e cidadãos de outros 61 países que desejarem visitar os países do Espaço Schengen, a partir de 2023, precisarão possuir o ETIAS. Para solicitar essa  autorização de viagem, é preciso informar um número de passaporte dentro do prazo de validade em que a autorização ficará vinculada. 

Sendo assim, é muito importante que em suas viagens para a Europa, o passaporte não esteja expirado. Dessa forma, tudo ocorrerá bem.